O que é Rotary?

O Rotary International é uma associação mundial de mais de 33.000 Rotary Clubes espalhados em cerca de 200 países e regiões geográficas. Os associados de tais clubes são chamados rotarianos e integram uma rede global de cerca de 1,2 milhão de líderes profissionais e empresariais, que dedicam tempo e conhecimentos a serviço de suas comunidades e do mundo. Os Rotary Clube, por sua vez, integram a associação mundial chamada Rotary International.

O nome Rotary, que em inglês significa “em rodízio”, surgiu do fato de que, no início, as reuniões semanais eram realizadas no local de trabalho de um associado diferente a cada semana. O Rotary é ao mesmo tempo uma organização internacional voltada para compreensão e concórdia universal, um movimento de estímulo a uma ação profissional e comunitária ética e responsável e, principalmente, milhares de clubes que reúnem pessoas e famílias com certas afinidades e que compartilham momentos de companheirismo e de trabalho comunitário.

Como o Rotary abriga mais de um milhão de indivíduos em quase duzentos países e regiões administrativas, não é possível dar-lhe uma definição exata que represente a visão de todos os clubes e de todos os rotarianos. Este artigo procura descrever a prática média do rotarianismo no Brasil, onde está a maior parte dos rotarianos lusófonos. Artigos em outros idiomas poderão apresentar visões diferentes.

Destes 33.000 Rotary Clubes, cerca de 2200 estão no Brasil e 200 em Portugal. O número de associados dos clubes varia muito. Nas capitais alguns têm mais de 200 membros, enquanto que alguns clubes de cidades pequenas jamais conseguem chegar a 20. (A média brasileira é de aproximadamente 22 membros por clube.)