Lemas Rotarios

Mais se beneficia quem melhor serve”. Este foi o primeiro lema do Rotary e surgiu em agosto de 1911, durante a 2ª Convenção da Associação Nacional dos Rotary Clubs, em Portland, Oregon, EUA. A ideia inspirou-se no discurso do rotariano Arthur Frederick Sheldon, feito na convenção do ano anterior, em Chicago. Sheldon dissera que “os negócios são a ciência dos serviços humanos” e “Beneficia-se mais quem serve seu companheiro da melhor maneira”.

O Compêndio Histórico do Rotary cita os lemas, de cada ano rotário, a partir de 1954-55, quando o presidente Herbert Taylor, autor da Prova Quádrupla, apresentou seis objetivos para o seu ano rotário:

1) aprender do passado e agir;
2) compartilhar com os outros;
3) aplicar a Prova Quádrupla;
4) servir à Juventude;
5) boa vontade internacional;
6) bons rotarianos são bons cidadãos.

A partir de 1955-56, o lema do ano rotário foi simplificado para uma só palavra, ou uma frase, e esses motes emulativos passaram a constituir a motivação principal, não somente dos presidentes do RI – que os idealizam -, como também dos governadores e dos presidentes dos Rotary Clubs.

Esses dirigentes máximos se esmeram para que a divisa do ano rotário seja objetiva e abrangente, numa demonstração da internacionalidade do Rotary também em termos de unidade de propósitos. O lema anual é, portanto, a bússola que nortea o trabalho rotário na busca de uma meta comum, proposta pela sintética mensagem de estímulo e de incentivo.

Ao longo dos últimos anos, estes foram os diferentes Lemas Rotários, por período:

2011-12: Kalyan Banerjeer – India – Conheçam a si mesmos para envolver a humanidade.
2010-11: Ray Klinginsmith – USA – Fortalecer Comunidades, Unir Continentes.
2009-10: John Kenny – Escócia – O futuro do Rotary está em suas mãos.
2008-09: Dong Kurn Lee – Coréia – Realizemos os Sonhos.
2007-08: Wilfrid J. Wilkinson – Canadá – Rotary Compartilha.
2006-07: William B. Boyd – Nova Zelândia – Mostremos o Caminho.
2005-06: Carl-Wilhelm Stenhammar – Suécia – Dar de Si antes de Pensar em Si.